Quem Somos
Preocupados com dados alarmantes sobre as consequências da mineração em diversas áreas do Brasil e do mundo, um grupo de instituições decidiu unir forças em um projeto maior: o Observatório do Carvão. Dele, fazem parte a Coalização Não Fracking Brasil Pelo Clima, Água e Vida (COESUS), a Arayara.org, o Instituto Clima e Sociedade (iCS), a Rede Guarani e a sociedade civil.
O Observatório do Carvão Mineral (OCM) é uma instituição sem fins lucrativos dedicada a criar, mapear e divulgar informações da América Latina e de todo o mundo sobre a mineração do carvão. O OCM é destinado a desenvolver pesquisas e ações que contribuam efetivamente para transição energética, ou seja, para o uso de energias limpas.
O OCM atua como um órgão de inteligência que, por meio de pesquisa, planejamento, informação e mobilização promove a convivência harmoniosa entre homem, cidade e natureza. Estados brasileiros como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Ceará, Sergipe e São Paulo são focos de ações do Observatório.
Faz parte do trabalho do Observatório, ainda, monitorar e dialogar com o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Agência Nacional de Mineração (ANM), instituições ligadas à gestão da atividade de mineração e dos recursos minerais brasileiros.